Jogo Lento: Causas, Consequências e Soluções
🏌️♂️O ritmo de jogo no golfe é um fator essencial para a experiência dos jogadores e para a sustentabilidade dos torneios. O chamado “jogo lento” tem sido alvo de críticas por parte de jogadores e organizadores, afetando não só o prazer de jogar, mas também a imagem dos torneios.
🧭 Principais causas do jogo lento:
A influência de outros jogadores, os seus handicaps e tipos de jogo podem levar a que a formação fique mais lenta ou mais rápida. Podemos considerar que o estilo de jogo dos profissionais, são frequentemente vistos a demorar mais tempo por tacada, pode determinar negativamente os jogadores amadores que tentam imitá-los.
A falta de preparação dos jogadores que não se posicionam ou não escolhem o taco com uma certa antecedência contribuem para atrasos.
O desconhecimento das regras leva a que muitos não aplicam o conceito de “ready golfe”, que incentiva a jogar quando se está pronto, mesmo que não seja a vez tradicional.
Excesso de análises: A leitura excessiva de greens e hesitação nas decisões tornam o jogo mais demorado.
⏱️ Qual é o tempo ideal para cada tacada?
Segundo as recomendações das principais entidades do golfe, como a USGA e a R&A, cada jogador deve executar a sua tacada em até 40 segundos.
Dispomos ainda de 3 minutos para procurar uma bola perdida. Após esse tempo a etiqueta aconselha a considerar a mesma como perdia, antecipe-se e jogue logo uma segunda bola caso verifique que poderá não vir a encontrar a primeira bola!
⚠️ Por que isso importa?
Estas medidas de boas práticas levam à redução do tempo total de jogo, ou seja, os Torneios que antes duravam mais de 6 horas podem estar concluídos em cerca de 5 horas a 4 horas e meia.
Existe ainda a melhoria da experiência coletiva, onde os jogadores sentem-se mais motivados e respeitados.
Com isto a eficiência na gestão de campo permite maior rotatividade e melhor aproveitamento das infraestruturas, levando à abertura de mais formações n

⏱️ O que é o Pace of Play?
O Pace of Play refere-se ao tempo que os jogadores levam para completar uma volta de golfe. Um ritmo adequado evita atrasos, frustrações e contribui para uma melhor gestão dos campos e torneios.
Os Scorecards utilizados hoje em dia têm tempos de referência, por exemplo, quando iniciar o seu jogo terá de terminar a primeira volta até às 10h18, sendo que no buraco 8 tem de acabar às 10h05.