Historia

Quase 20 anos de história

Com o castelo de Palmela como pano de fundo e desenvolvendo-se ao lado de uma urbanização jovem e num campo de montado de sobreiros, onde ribeiros e lagos tornam mágica a beleza desta herdade, o Clube JuveGolfe – Associação de Golfe Pais & Filhos nasce a 15 de dezembro de 2005 no Campo de Golfe do Montado.

Numa altura em que o desenvolvimento do golfe juvenil ainda não era encarado como impulsionador para a sobrevivência do golfe em Portugal, um grupo de sócios do Clube de Golfe do Montado decide criar as condições para a prática desta inigualável modalidade entre avós, pais e netos, nascendo assim o primeiro o clube de “Pais & Filhos”, o único até hoje criado em Portugal!

Constituído por escritura pública de 15 de Dezembro de 2005, o Clube foi aceite como Sócio Efetivo da Federação Portuguesa de Golfe em Janeiro de 2006, tendo a sua Comissão de Handicaps sido reconhecida em Fevereiro do mesmo ano como apta a gerir os abonos dos seus associados a partir dessa data.

Desde o inicio que a vocação decidida pelos fundadores do Clube era a da formação, mantendo um calendário anual competitivo que se iniciava nos escalões mais iniciados com o “Campeonato Escolinhas” e ia até à equipa de Competição que representava o Clube nas competições da Federação Portuguesa de Golfe.

O Clube nasce também como um “clube sem campo”, tendo como primeira casa a Escola de Golfe Vasco Espírito Santo, no KIP – Kartódromo Internacional de Palmela, tendo depois enraizado definitivamente no Campo de Golfe do Montado, com uma abrangência nas regiões de Setúbal/Palmela/Pinhal Novo e até Lisboa que se situa a meros 30min.

Em 2013 o Clube assinou contratos com o Montado Hotel e Golf Resort, tornando-se assim no segundo Clube com direitos permanentes de utilização desse espaço (Clube “com campo”) para o desenvolvimento das suas atividades e da sua Academia de Golfe.

Em 2016 o Clube estabelece uma parceria com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi de Setúbal e obtém autorização, por parte da Direção Geral de Educação, para constituição dum Centro de Formação Desportiva de Golfe (CFD Golfe Luísa Todi) no âmbito do desporto Escolar, estrutura que permite divulgar a modalidade junto das escolas e de milhares de jovens todos os anos. Este CFD de Golfe foi o terceiro a ser autorizado a nível nacional.

Em 2020 o Clube vê a sua Academia de Golfe Certificada pela FPG atingindo a marca de setenta atletas inscritos na Academia nesse ano, mas a pandemia da COVID-19 obrigou a uma paragem forçada até 2022, tendo o Clube mantido a sua operação nos meses autorizados pela DGS para as práticas competitivas.

Em 2022 e com a estabilização da pandemia o Clube voltou a abrir as portas da sua academia com uma imagem renovada e com um novo profissional, mantendo assim a sua aposta na formação de jovens e adultos.

Ao longo dos anos os jogadores e as equipas do Clube têm obtido inúmeras vitórias nas mais variadas competições, estando regularmente representado nas principais provas da FPG nos vários escalões, desde os Juniores aos Seniores.

O Clube orgulha-se de ser uma das organizações mais abertas e ecléticas do Golfe nacional, com as idades dos seus associados a oscilar entre os 5 e os 85 anos.

E porque de memórias também vive um Clube, recordemos:

José Manuel da Silva Batista

José Manuel da Silva Batista foi membro fundador do Clube JuveGolfe e o seu Primeiro Presidente da Assembleia Geral.

Tal como outros fundadores do Clube, José Batista era um apaixonado da modalidade e um entusiasta do papel que o Golfe pode desempenhar no desenvolvimento do carácter dos jovens.

Pai dedicado e adepto do Golfe em família, José Batista foi sempre uma presença activa em todas as iniciativas do Clube, quer a título individual quer fazendo equipa com o seu filho Ricardo a quem iniciou na modalidade ainda muito jovem.

Na memória ficam os “velhos” torneios Drive para Juniores da Federação Portuguesa de Golfe no campo do Marvão, seguidos no dia seguinte de renhidas competições Pais&Filhos, bem como as saudades dos inumeros fins de semana bem passados em família e em torno do Golfe.

Anualmente, José Batista integrava sempre a equipa dos orgãos sociais do Clube que competia no Expresso/BPI, ficando para a história, de entre os muitos momentos bem passados no campo de Belas, a passagem às meias-finais num dos anos da competição.

O seu grande momento como golfista viveu-o no campo de Amarante (Torneio APDC – Buraco 7 – 28 de Abril de 2007) onde, depois de uma pancada perfeita num par 3, alcançou o “seu” historico hole-in-one, ficando para sempre como o primeiro sócio do Clube JuveGolfe a alcançar esse feito. Na história fica também a atrapalhação momentânea que sentiu quando constatou que em campo estavam quase uma centena de jogadores a quem, manda a tradição, teve de pagar uma bebida no club-house.

José Batista partiu cedo, deixando sem dúvida saudades a todos, mas a sua marca ficou para sempre gravada na memória colectiva do Clube JuveGolfe.

O Clube que ele ajudou a criar.